Curta e Siga


O que é anorexía?





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre O que é anorexía?.

De ruminação a compulsão: os transtornos alimentares que afetam os jovens |  VEJA

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, baixo peso corporal e estresse físico. Atinge principalmente mulheres adolescentes ou adultas com idade entre 12 e 20 anos, embora há alguns casos entre rapazes também. A doença pode aparecer por um conjunto de problemas: psicológicos, fisiológicos , sociais e familiares.

Na maioria das vezes, a família demora para descobrir que algo está errado, pois, dificilmente a pessoa que sofre deste transtorno aceita sua condição, prefere isolar-se de amigos, da família, do trabalho, ficando cada vez mais triste e ansiosa, tornam-se escrava das colorias, e fazem qualquer coisa para que elas não sejam absorvidas em seu corpo.

Segundo Córdas et al. (1995 apud BUCARETCHI, 2003, p. 63-64) “com o tempo podem desenvolver comportamentos como: esconder a comida pela casa, cortar em pedaços pequenos para escondê-la, passar muito tempo cozinhando sem nem se quer experimentar a comida”. Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”.

O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Não há explicação para o fenômeno, mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

SINTOMAS E SINAIS
O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso.

O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações.

Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação.

Há dois tipos de pacientes com anorexia.

Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem; E aqueles que têm episódios denominados binge, ou seja, nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram.

Alguns podem passar anos em anorexia, numa forma que não seja incompatível com a vida, mas também sem restabelecer o peso ideal. Mantendo-se inclusive a autoimagem distorcida

TRATAMENTO
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso.

Os mais recomendados são os antidepressivos tricíclicos, os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados, as psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família. Não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. (Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica).
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário